Programa Pastoral 2014-2015

O Papa Francisco, na sua exortação apostólica “A alegria do Evangelho”, diz-nos que em muitos lugares, há escassez de vocações ao sacerdócio e à vida consagrada. Frequentemente isso fica a dever-se à falta de ardor apostólico contagioso nas comunidades, pelo que estas não entusiasmam nem fascinam. Onde há vida, fervor, paixão de levar Cristo aos outros, surgem vocações genuínas. Mesmo em paróquias onde os sacerdotes não são muito disponíveis nem alegres, é a vida fraterna e fervorosa da comunidade que desperta o desejo de se consagrar inteiramente a Deus e à evangelização, especialmente se essa comunidade vivente reza insistentemente pelas vocações e tem a coragem de propor aos seus jovens um caminho de especial consagração» (Evangelii Gaudium, 107). Cientes de que estamos a atravessar um tempo de “sequidão vocacional” a todos os níveis, as Paróquias do Porto Santo querem fazer  do próximo ano de pastoral 2014-2015 um «Ano vocacional», que terá por lema a frase: “Faz o que Deus espera por ti!”.

Com este lema queremos congregar a todos na missão de construir ao longo do ano, em cada uma das ações que promovemos uma cultura vocacional:

- Para a própria comunidade cristã e, dentro dela, a comunidade religiosa, para que cheguem a ser expressão viva e atraente de um testemunho vocacional autêntico e credível.

- Para os catequistas e orientadores, que devem encontrar a sua identidade e o seu lugar no conjunto da vida e da missão da comunidade, sem se diluir.

- Para todos, particularmente para os jovens, aos quais se deve oferecer o incentivo e a ajuda necessária para que projetem a sua vocação à luz de Jesus Cristo.

- Para aqueles que andam “à procura”, especialmente aqueles que devido à idade se encontram num momento de busca e de esclarecimento, e necessitam de uma ajuda qualificada e permanente no seu processo de discernimento.

Ao longo deste “Ano vocacional” gostaríamos que as comunidades e todos aqueles que conosco colaboram ao longo do ano nas mais diversas atividades,  se sentissem interpelados e desafiados a perceber, amadurecer e/ou cuidar a sua vocação.

clique sobre a imagem para acessar o programa pastoral 2014-2015